sexta-feira, 3 de abril de 2020

Nova edição de "Desde longe" de Maria José de Queiroz


 

A Caravana Grupo Editorial vem publicando livros inéditos e relançando títulos da vasta produção de Maria José de Queiroz, com vistas a divulgar sua obra, bem como preservá-la. Entre elas, está a reunião de poemas Desde longe, cuja apresentação, nessa nova edição, é de Rogério Faria Tavares, Presidente da Academia Mineira de Letras. Para o acadêmico:

"Entregue, desde cedo, ao destino que a vida lhe reservou, Maria José de Queiroz vem servindo, incansável, com excelência e rigor, às causas da Educação e da Literatura. Mais jovem Professor Catedrático do Brasil (conquistou tal posição aos vinte e seis anos), lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais e deu aulas nos centros acadêmicos mais importantes do mundo, havendo formado várias gerações.

Como ensaísta, notabilizou-se pela erudição, o raciocínio preciso, o texto claro e agradável, a riqueza vocabular. Seu impressionante fôlego como pesquisadora resultou em trabalhos de grande envergadura, como A literatura encarcerada (em boa hora reeditado pela Caravana Grupo Editorial, em 2019); A literatura e o gozo impuro da comida (1994); Os males da ausência ou A literatura do exílio (1998) e Em nome da pobreza (2006). A memorialista do precioso O livro de minha mãe, de 2014, é, ainda, a romancista, entre outros, de Joaquina, filha do Tiradentes (1992) e Terra incógnita (que a Caravana também lançou em 2019).

Ocupante da cadeira de número quarenta da Academia Mineira de Letras, onde sucedeu a Afonso Pena Junior, Maria José de Queiroz estreou na Poesia com Exercício de levitação (1971), ao qual se seguiram Exercício de gravitação (1972), Exercício de fiandeira (1974), Resgate do real, amor e morte (1978) e Para que serve um arco-íris (1982). Desde longe, publicado pela primeira vez em 2016, volta agora a circular, beneficiado por elegante projeto gráfico.

De forte cunho autobiográfico, reúne versos inspirados na própria trajetória de Maria José, desde a infância, marcada pela morte prematura do pai, até a maturidade, assaltada pela terrível perda da mãe, dona Honória, razões pelas quais a dor e a saudade estão presentes em tantos de seus delicados momentos. O olhar refinado sobre a história, o mundo e as suas diferentes culturas também deixa as suas impressões nas páginas que os leitores começam a folhear agora.

Seduzido pelo universo poético erguido por Maria José, comecei a ler esse livro e não consegui parar, capturado pela sua beleza, sua sofisticação e, sobretudo, por sua sensibilidade. Melhores que essa primeira leitura, no entanto, serão as releituras, como merecem as obras complexas, que não se revelam de imediato em todos os seus segredos. Para elas – que provavelmente me acompanharão vida afora
já me sinto estimulado, desde logo".

#Caravana
#DesdeLonge
#MariaJoséDeQueiroz
— com Lyslei Nascimento.

Lançamento de: Tecer o visível e entretecer o invisível: as cidades invisíveis em Italo Calvino e Maria José de Queiroz, de Maria Silvia Guimarães Duarte


O romance As cidades invisíveis, publicado em 1972, por Italo Calvino, e a coletânea Como me contaram: fábulas historiais, de 1973, de Maria José de Queiroz, são objeto de estudo neste belo e revelador ensaio de Maria Silvia Duarte Guimarães.

Ao aproximar os dois escritores – ele italiano, ela brasileira – estrategicamente, a ensaísta puxa o fio comparatista e põe em relevo, as cidades e suas histórias, a memória e suas personagens, no exercício do contar histórias, narrar o visível e o invisível.

Se em Calvino, o enredo gira em torno do imperador Kublai Khan e do mercador Marco Polo, que viaja pelo império dos tártaros e, ao retornar, descreve ao soberano, com lirismo e encantamento, as cidades que visitou; em Queiroz, o delicado mapa que se abre diante do leitor é o de Minas Gerais, com seus íntimos, intrincados e universais emaranhados de fios, que, em prosa e em poesia, deixam vislumbrar a história nossa de cada dia", aponta Lyslei Nascimento, professora da UFMG, sobre o trabalho que, em breve, terá sua pré-venda no site da editora.