sábado, 4 de maio de 2013

Homem ocupado em refazer a vida

É Artaud, dentre todos os supra-realistas, o mais comprometido com a interpretação do enigma proposto pelo Eu e jamais decifrado pelo "outro" que nele vige. Sua experiência instala-se no uso da palavra e na consciência do "impoder" - (l'impuissance), porque inibe a ação (im + impouvoir). O verbo roubado, o corpo em exílio forçado, longe do espírito, eis seus maiores tormentos. "Eu penso na vida", revela em Position de la chair. "Todos os sistemas que poderei edificar jamais igualarão os meus gritos de homem ocupado em refazer a vida... Essas forças informuladas que me assaltam, será preciso que um dia a razão as acolha, que elas se instalem no lugar do pensamento alto, essas forças que de fora têm a forma de um grito. Há gritos intelectuais, gritos que provêm da fina pasta das vértebras. É isso, de mim para mim, que eu chamo a Carne. Eu não separo o meu pensamento da minha vida. Eu refaço, em cada uma das vibrações da minha língua, todos os caminhos do pensamento na minha carne... Mas que sou eu no meio dessa teoria da Carne ou, para melhor dizê-lo, da Existência? Sou um homem que perdeu a vida e que procura por todos os meios fazê-la retomar o seu lugar... Mas é preciso que eu inspecione o sentido da carne que deve dar-me uma metafísica do Ser e o conhecimento definitivo da vida".

QUEIROZ, Maria José de. A literatura alucinada: do êxtase das drogas à vertigem da loucura. Rio de Janeiro: Atheneu Cultura, 1990. p. 125.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A doçaria portuguesa dos gerais

Em Baú de ossos, Nava documenta a filiação portuguesa da doçaria dos gerais, via Convento da Ajuda - o mesmo convento de que vieram as compotas e marmeladas para o jantar festivo do "Episódio de 1814" das memórias de Brás Cubas. As beatas de Juiz de Fora e arredores desciam ao Rio para visitar as freiras e subiam a Mantiqueira com receitas de doces e pasteis. Não as repetiam, talqualmente, de torna viagem. Davam-lhe cor local, recorrendo aos ingredientes mais à mão: "Os sobrepastos vernáculos e lusitanos mudavam no Brasil, como por exemplo os de ovos - que viraram noutros à simples adição do coco. Olha o ovo-mole do Aveiro, que é pai do quindim! Desses acréscimos, aos do Reino, nasceram os doces da Terra". 

QUEIROZ, Maria José de. A literatura e o gozo impuro da comida. Rio de Janeiro: Topbooks, 1994. p. 287.

domingo, 7 de abril de 2013

Dulce hebrea





"Dulce hebrea, desclava mi tránsito de arcilla;
desclava mi tensión nerviosa y mi dolor
Desclava, amada eterna, mi largo afán y los
dos clavos de mis alas y el clavo de mi amor!" (Cesar Vallejo)




A angústia que se depreende desses versos, de agudo erotismo agônico, poderá classificar-se como fruto de dicotomia existencial, de impossível erradicação, porque provém, segundo Erich Fromm, da própria condição humana. Condicionado à natureza, o homem, ao mesmo tempo em que se sujeita as suas leis físicas, sendo, portanto, incapaz de modificá-las, transcende todas as demais classes do reino animal.

QUEIROZ, Maria José de. Cesar Vallejo: ser e existência. Coimbra: Atlântida, 1971. p. 133.