domingo, 29 de abril de 2012

Deus e os cavalos

            Para José Ernesto Ballstaedt

“... e después de Dios, debemos la victoria a los caballos”
(Bernal Díaz del Castillo)

A história da América
nas patas dos cavalos.
Deus e os cavalos.
No México de Montezuma e de Guauhtemoc,
no Peru de Huáscar e Atahualpa,
no Chile de Colocolo, Caupoliclan e de Lautaro.
Destros e firmes ginetes,
fortes e ágeis centauros;
Córtez, Quesada, Valdivia,
Alderete, Almagro, Pizarro.
Vontade de poder, pulso e rédeas,
gana de conquista, “cierra España” e Santiago.
Mais, astecas e aimarás,
chibchas, miscas e incas,
impérios de alto prestígio,
Minas de ouro e de prata,
as sete cidades de Cibola,
o mítico El Dorado,
a fonte de Juvência,
as amazonas indomáveis
renderam-se aos cascos sonoros
do conquistador conquistado.

Depois de Deus, os cavalos.
Nas suas patas, dez mil anos de história:
o círculo do universo, a bússola,
a imprensa, a Bíblia, a Reforma.
Dos olivais de Sevilha aos campos de Granada,
dos montes de Aragão e Castela, seca e árida,
fidalgos de armas ilustres,
filhos de humildes casas,
heróis e aventureiros, cristãos iluminados
vincaram no chão da América o seio da Conquista
de timbre ibérico, celta e árabe:
cravos e ferraduras, em quatro golpes gravados.
O capitão Cortés no seu cavalo zaino,
Pedro de Alvarado na metade de uma égua,
tomada a Lopes de Ayala.
Hernández Puertocarrero numa russa ligeira
E Velásquez de León na sua Rabona agitada.
Cristobal de Olid num castanho escuro de raça
e Francisco de Montejo num alazão tostado.
Juan Sedeño, o rico, na égua castanha
(que deu cria na viagem).
Ortiz, o músico, no Arrieiro, um dos melhores da armada.
Esses e outros cavalos, de “ancas reluzentes e cascos musicais”,
galopam com Bernal Díaz, da província de Yucatán
às fronteiras da Nova Espanha, na Relação verdadeira
Dos feitos e façanhas dos soldados de Cortés
Em terras ignoradas.
Villano, Zainillo e Salnillas sustentaram a Pizarro,
Gonçalo de nome, irmão de Francisco – Marques de Atavillos,
nos seus mais rudes combates.
O seu lugar-tenente, o “Demônio dos Andes”, o famoso Carvajal,
Em Sacsahuaman, com Boscanillo, perdeu sua última batalha.
No celebrado Matamoros, o capitão Palomino
cruzou primeiro o Peru
e chegou logo a Granada
(a Granada do Novo Mundo que  muitos chamam Nova Granada).

Ao adelantado De Soto, uma das melhores lanças
que às terras do Norte passaram,
Acompanhou El Aceituno
na Expedição da Flórida.
Hipogrifos desnastrados,
os cavalos andaluzes
chegaram com Juan Díaz
a Palermo e a Buenos Aires.
Na noite imóvel, decifrada por Anaxágoras,
o conquistador fez-se gaúcho;
povoou o pampa de machos.
Matou índios, carneou rezes,
morreu de sua morte
quando a cidade lhe arrebatou o deserto,
opondo a civilização à barbárie
Cow-boy, gaúcho, llanero,
vaqueiro, peão, tropeiro
perseguem no tempo unânime
as léguas fatigadas
de centauros sublimados,
firmes nas quatro patas.
Depois de Deus, os cavalos.


sábado, 7 de abril de 2012

Projeto: Romance Histórico



Projeto: Romance Histórico - Minas Gerais: Joaquina, filha do Tiradentes.

Direção: Lesle Nascimento
Produção: Lyslei Nascimento
Arte, Fotografia: Lesle Nascimento
Roteiro: Lyslei Nascimento
Câmeras: Lesle Nascimento & Márcia Nascimento
Edição e pós-produção: Lesle Nascimento
Trilha: "Gymnopedie", de Erik Satie, por Kevin MacLeod
Agradecimento: Sra. Regina Bilac Pinto

Rio de Janeiro, março 2012.

segunda-feira, 12 de março de 2012

A serviço do verbo















Estranha fascinação, a da palavra!
Milagre cotidiano ao qual rendo,
extasiada,
devoto preito
de vestal.
Admiro-lhe forma,
cor e sonoridade.
Ao seu prestígio atenta,
esqueço vida, amor, mundo.
Para servi-la, humilde e cauta,
desperto, todas as manhãs,
inquietudes indormidas,
penteio cérebro e ideias
à procura do verbo
que me certifica
da humana existência,
de paisagens improváveis,
e coisas presumíveis.
Atrás do conceito cabal,
fugidio e esquivo,
apalpo a prova exata,
definitiva,
razão de todo empenho
em que me perco, alienada.
Dias, anos, sangue e espírito,
tudo dissipo
em contastante fuga,
distraída.

Transfiro à frase escrita
emoção e sentido:
outros os emprestam
aos guisos de tenra idade,
aos risos da adolescência,
aos anseios amorosos
de três e mais estações.

Minha herança, por páginas semeada,
floresce enquanto padeço
pena e angústias de criação.
Depois, feito o silêncio,
em doido transe me interrogo:
que restará da página plena
e do viver inconcluso.
Mas ante o vazio do branco puro
ao sonho volto,
fugo em quimeras,
alheia ao mundo,
imatura.

Essa, a vida que me dei - reflexo e imagem.
Perdi-me em signos, inventei-me.
Agora me reencontro:
no espelho, e no fim deste verso, maduro.

Paris, primavera de 1970.

QUEIROZ, Maria José de. Exercício de gravitação.Coimbra: Atlântida, 1972. p. 70-72.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Minas além do som, Minas Gerais

A Carlos Drummond de Andrade

Todos os caminhos do mundo se abriram em veredas,
veredas de sertão mineiro, severo, agreste.
Todos os muros se fizeram montanhas,
montanhas de Minas, graves, austeras.
Corri países, mudei constelações
de vário brilho e diferente estrela.
Descobri parentes vascos e belgas,
duas tias em Lião.
- Outra fala, outra costela,
distinto sangre, nova pele.
Primos de todos os graus,
dos quatro cantos da terra,
completaram a família
em Cocais e Cláudio começada
e hoje, longe, tão  longe dos gerais
ganha continentes, espalha-se sobre o mapa,
em roda larga, completa.
Mas no fim de cada estrada
Minas me espera, de alcatéia.
Na esquina de mim mesma
entre calle street strasse e boulevard,
no agudo da incerteza,
da angústia, do desassossego,
Minas me diz: presente!
Olhos fechados, livre de todo medo,
os músculos me ensinam
montanha, ferro e aço:
regresso às minhas veredas.
No sertão alucinado
a paz se restabelece.
Minas existe.
Vivo de sua herança: ilesa.

Paris, dezembro de 1971.

QUEIROZ, Maria José de. Como me contaram... fábulas historiais. Belo Horizonte: Imprensa/Publicações, 1973. p. 221-224.

Minas Gerais, "estado d'alma"










Para Manuel Bandeira

Minas soluça em todos os nossos remorsos.
Em cada abstinência, sacrifício,
em cada continência, frustração.
Entre os grandes, amordaçar-se,
entre os pequenos, calar-se;
presença quase ausência,
nenhum desejo de ser notado.
Os olhos baixos, o riso raro,
a modéstia escondida
na voz tímida, no gesto tardo.
O mineiro se exime de escândalo
para condenar-se ao hábito.
Na alma, o maior dos pecados:
a vaidade de não ter vaidade.
Sobriedade no vestido,
mesa frugal, alguma carne;
feijão, angu e couve,
pouco açúcar, queijo, café ralo.
Nos pés calçados de ferro,
o peso da gravidade.
Longe de Minas o luxo, o mar, o alarde.
Metade da vida se perde
no silêncio prolongado,
na saudade das grandes águas,
na nostalgia de longos praias.
Na montanha elevada,
a nossa maior audácia:
o olhar arrebatado
inventa façanha e obstáculo.
No sonho de liberdade tardia,
a Utopia malograda;
na cisma do cigarro de palha,
metafísica de fumaça;
no latim e na gramática,
a rêmora do Caraça;
na linguagem monossilábica,
retórica de estilo ático;
no culto da família, tradição e propriedade,
ronha de sacristia,
muita traça.
No sertão bravo e zona da mata,
a filosofia do asfalto:
Arinos e Riobaldo.
a verdade verdadeira é que Minas soluça
em todos os nossos remorsos;
os gerais justificam
a nossa lentidão e cansaço:
Minas Gerais, "estado d'alma".

Belo Horizonte, dezembro de 1971.

QUEIROZ, Maria José de. Como me contaram... fábulas historiais. Belo Horizonte: Imprensa/Publicações, 1973. p. 14-16.